"A Taxa de Actividade e a Taxa de Desemprego"

O que é a Taxa de Actividade?
- A taxa de actividade é um principal indicador sobre o trabalho e proporciona informações úteis sobre o estado da actividade económica.
E como se calcula?
- Taxa de Actividade = População Activa : População Residente x 100
O que é a Taxa de Desemprego?
- O desemprego é a condição de inactividade forçada pela mão-de-obra, ou seja, abarca os indivíduos que gostariam de encontrar um emprego mas não conseguem.
E como se calcula?
- Taxa de Desemprego = Número de Desempregados : População Activa x 100

Read Users' Comments (0)

"Direitos e Deveres do Animador"

Quais os direitos do animador?

- O animador tem o direito de formação e informação para realizar a sua função;
- de ao apoio técnico;
- de segurança na actividade profissional;
- de participação;
- de negociação.



Quais os deveres do animador?

- Reconhecer e respeitar as diferenças socioculturais dos membros da comunidade, valorizando os diferentes saberes e culturas, combatendo processos de exclusão e discriminação, promovendo a interculturalidade;
- Sigilo profissional, respeitando a natureza confidencial da informação relativa aos cidadãos;
- Promover as relações internacionais e a aproximação entre povos.

Read Users' Comments (0)

Reflexão

Como foi este módulo?


- Penso que este módulo foi um pouco confuso devido a nao saber trabalhar com o bloguer, daí nao conseguir conjugar bem o tempo para a matéria. mas mesmo assim tentei me esforçar, empenhar e superar as minhas dificuldades que iam-me surgindo tanto a nível da compreensão da matéria como a nível de desnvolvimento do meu blogue.
- Espero que mesmo assim o trabalho esteja esclarecedor e bem organizado.

Read Users' Comments (3)

Bibliografia do Módulo 7

Para a realização de todo este trabalho, a informação aqui contida, foi retirada dos seguintes locais:

- M. Manuela Cardoso e Victor Reis, Introdução à Economia 10º ano, 1999 ASA;
- Maria Lúisa Graça e Pedro Lemos Pinto, Economia A 10º ano, 2003 ASA;

-google.com
- http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/adm/article/viewPDFInterstitial/8065/7448

Read Users' Comments (1)comentários

O Desemprego na Sociedade

Quais as causas e consequências do desemprego?

O desemprego de hoje em diá, é cada fez mais constante devido a múltiplas razões, como por exemplo, o avanço da tecnologia, a globalização, a terceirização, a desindustrialização, o excesso de concentração da renda, os modernos métodos de gestão entre tantos outros que vão surgindo.
Este é um problema que vai tendo a cada dia que passa mais consequências, consequências essas que podem ser devastadoras para os desempregados em questão e suas famílias.
O desemprego tem inúmeras consequências, como a falta de comida para essa pessoa ou família, caso tenha filhos eles podem ter de sair da escola, muitas das vezes chegam mesmo a ter de venda a casa, ou o carro, entre outras coisas.

Read Users' Comments (2)

"Taylorismo e Fordismo"

O que é o Taylorismo e o Fordismo?


- O Taylorismo é uma teoria criada por F. Taylor, realizou esta teoria a partir da técnica da observação.
Esta teoria consiste na defesa de que os trabalhadores deveriam se encontrar todos hierarquizados. Ele defende a especialização do trabalho perante cada trabalhador, isto é, cada trabalhador deveria desempenhar apenas uma tarefa dentro do sistema de trabalho na indústria.



- O Fordismo é uma teoria criada por Henry Ford, que consistia no aumento da produção devido à especialização dos trabalhadores num certo sector. O primeiro sítio em que Ford colocou a sua teoria em práctica foi na fábrica de automóveis.


Read Users' Comments (1)comentários

"A evolução do Trabalho"

Texto sobre o conceito, as formas e a evolução do trabalho:

O trabalho é uma actividade humana que exige do Homem capacidades físicas e/ou mentais, em que pode ou não ser remunerado, por vezes consoante o número de elementos produzidos, este necessita do trabalho para satisfazer as suas necessidades básicas e é um bem muito importante para o progresso social e a realização pessoal.
Com a evolução do trabalho começou por se fazer a sua divisão natural respectivamente ao sexo e à idade, pois regularmente os homens entregavam-se à pesca e à caça enquanto que as mulheres dedicavam-se à colheita de frutos e à casa.
Ao longo do tempo o homem foi descobrindo novas coisas como por exemplo a invenção de certos instrumentos para a captura de animais e também de utensílios para trabalhar, tudo isto fez com que o homem pode-se aumentar a colha de sementes e apanhar mais animais o que possibilitou ampliar o excedente alimentar e assim poder-se dedicar à produção de alimentos, de diferentes plantas e à domesticação dos animais. Com isto apareceu novas formas de trabalho, como agricultores e os pastores. A necessidade de se fazer troca de alimentos trouxe outra descoberta que foi o dinheiro (a moeda metálica), este fez surgir o comércio, daí ter aparecido novas formas de trabalho como os comerciantes e os artesões.
Todo este processo anterior foi realizado com varias divisões do trabalho e as suas respectivas divisões de tarefas. A este respectivo procedimento longo designamos por Divisão Social do Trabalho.
De seguida deu-se a especialização dos operários.
Com a Revolução Industrial houve um grande avanço da tecnologia, e assim deu-se um enorme aumento de profissões como veterinários, electricistas, serralheiros, mecânicos, informáticos, médicos, professores e progressivamente cada profissão foi-se desenvolvendo e dentro delas criou-se especificações, como por exemplo, animador sociocultural.

Read Users' Comments (2)